Memórias da "Montanha Encantada" de Pirapetinga-BJI - por Olandim Sueth

"A subida ao pico da Pedra Branca é uma experiência intensa, maravilhosa e emocionante, marcada por uma mistura de esforço físico extremo, expectativa e a conexão necessária com a natureza. A cada passo naquela trilha íngreme, os músculos das pernas trabalham arduamente e a respiração se torna pesada. A paisagem ao redor muda gradualmente, com a vegetação se tornando mais densa e o ar mais fresco à medida que ganhamos altitude.

Quando finalmente alcançamos o cume, uma sensação de conquista toma conta da gente. O vento frio no alto da Pedra Branca é cortante, fazendo a pele arrepiar e as roupas tremularem como as bandeiras no Maracanã antigo em dia de clássico carioca. Ao avistar o distrito de Pirapetinga, partes das cidades de Itaperuna e Bom Jesus, e dos distritos deste, Calheiros e Rosal, além do Arraial Novo, um sentimento de maravilha e pequenez se mistura, ao contemplarmos a vastidão da vista panorâmica. A beleza do horizonte, com as casas pequeninas e a paisagem natural, é uma recompensa inigualável pelo esforço da subida. Pisar na Pedra Branca, com sua superfície oca, traz uma sensação incrível e estranha. Um pisar mais forte ressoa com um eco profundo, criando um misto de surpresa e curiosidade. A Mãe de Ouro entrando na Pedra, de madrugada, relatado pelo Sr. Vantuir, é mistério e magia pura! Lembrei de um livro que li no ensino fundamental, chamado A Montanha Encantada, de Maria José Dupré. Há uma certa inquietação ao sentir a pedra vibrar sob nossos pés, como se ela guardasse um segredo antigo e misterioso, tal qual relata o livro e o Sr. Vantuir.
No geral, a experiência é uma combinação de desafio físico, beleza natural e uma leve dose de mistério, tudo realçado pelo clima frio e pela sensação de estar no topo do nosso mundo."







As histórias e atrações pela Montanha Sagrada de Pirapetinga, você conhece na quarta-feira, 26 de junho de 2024, a partir das 21:00h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

A Pedra Branca de Pirapetinga-BJI, na rota do montanhismo

Um barril de pólvora, chamado Bom Jesus do Itabapoana

A genética puri, está entre nós!

A Fazenda Monte Verde, que une a história de duas "Bom Jesus"

Nas terras da Fazenda Monte Verde, o primeiro assassinato da história na região