#NenhumaPCHaMais! - Samuel Júnior apresenta grave fraude no processo de licenciamento das PCH's Bom Jesus e Saltinho

Régis Fontana Pinto, esse é o diretor do Ibama/Rio de Janeiro que está a serviço dos lobistas das PCH's Bom Jesus e Saltinho, ele contraria um relatório indiscutivelmente contundente que se manifesta contrário ao licenciamento de ambos os empreendimentos, e mesmo asism, ele "passou com a boiada", e despachou o processo para o Ibama/Juiz de Fora-MG.

O vereador Samuel Júnior foi quem levou a fraude ao conhecimento dos demais vereadores, e quase todos, exceto Luciara Amil, assinaram em conjunto uma MOÇÃO DE REPÚDIO contra o sr. Régis Fontana Pinto. Por acaso, a senhora Luciara Amil, ou seu marido-jagunço, conhecem este Régis Fontana Pinto? Sávio Saboia eu sei que é parceiro de Diogo Bueno, que foi convidado a participar da reunião em Juiz de Fora-MG, na sede do Ibama.

No vídeo acima, Samuel Júnior apresenta o requerimento coletivo dando alguns detalhes sobre a consulta que o Ibama/Rio de Janeiro fez a Procuradoria Especializada do Ibama em Brasília, e mesmo com a manifestação da procuradoria federal pelo arquivamento dos dois processos de licenciamentos, o diretor Régis Fontana seguiu com a tramitação, despachando o processo das duas PCH's para Juiz de Fora. 

Um detalhe importante observado nesta moção de repúdio que foi aprovada, é que nela há o pedido para encaminhar o relatório com todas as ilegalidades para o Ministério Público Federal e Polícia Federal, que poderá abranger a trapaça do Régis, bem como  trapaça da então secretária de cultura, turismo e urbanismo em março de 2018, cujo plano municipal de turismo elaborado por ela desprotegeu a cachoeira da Fumaça da Área de Proteção Ambiental, e que possibilitou a emissão de licença prévia.

O mesmo documento que Samuel Júnior teve acesso, o Portal Itabapoana também acessou, e ao ler todas as páginas, pude fazer uma retrospectiva desde dezembro de 2013, quando iniciei o acompanhamento desse processo, e constatar que toda mobilização da sociedade foi decisiva para fortalecer ainda mais o acervo de argumentos contrários a instalação das usinas, está descrito no relatório as leis aprovadas, as manifestações e atos da  Associação de Desenvolvimento Rural e Urbano de Calheiros, da REDI, e demais atores que se envolveram direta ou indiretamente, tudo está relatado em detalhes.

Nas imagens abaixo, temos alguns trechos do relatório emitido pela Procuradoria Federal Especializada do Ibama/DF, e o arquivo com o ofício da consulta e o retorno com a manifestação, e todos os detalhes, você acessa clicando aqui.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,