A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Eram 4.184 homens e mulheres escravizados, sem contar com os filhos que nasceram pós Lei do Ventre Livre, em 1871, mas que viviam no cativeiro junto com os pais.

O documento "Inventário do patrimônio histórico e urbano de Varre-Sai", contém preciosas informações sobre a região no entorno de Bom Jesus do Itabapoana, priorizando o conteúdo no município de Varre-Sai, mas com abordagens históricas indiscutivelmente ricas para toda região envolvendo os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Varre-Sai e Itaperuna. 

Este documento valioso é uma das fontes de pesquisa do novo documentário do canal Itabapoana, que está em produção e com a pretensão de ser lançado no dia 13 de maio próximo.

"Segundo o censo de 1872, na Província do Rio de Janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora de Natividade do Carangola, atualmente Itaperuna, Natividade e Porciúncula, tinha uma população livre de 3.803 entre homens e mulheres. A população escrava na soma geral era de 1832. Já na Paróquia de São Sebastião de Varre-Sai de um total de 3.554 habitantes, 1054 eram escravos."


No livro Itinerário da Freguezia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana à gruta das minas do Castelo, de Manoel Basílio Furtado, consta que em 1873 a Freguesia do Senhor Bom Jesus contava com uma população de 3.674 pessoas, sendo 1.298 escravizados.


"É importante ressaltar que essa região não constituía uma unidade agroexportadora. Os proprietários não possuíam um grande número de escravos. A mão de obra era utilizada em diversas culturas, desde a plantação de mandioca, milho, arroz e o café que se expandia cada vez mais."


Sobre a condição agroexportadora citada no texto acima, o texto se reporta a região do Vale do Carangola, e não considera as regiões do médio e alto Itabapoana, que escoavam a produção de madeira e café para o Porto de Limeira do Itabapoana de 1864 a 1890. Porém, as características apontadas sobre as fazendas da região, são as mesmas das propriedades do Vale do Itabapoana o mesmo período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,