As quaresmeiras de Calheiros

Estando no período da Quaresma, o destaque deste sábado (05/04), está na florada das quaresmeiras que ornamentam o canteiro central do jardim da chegada de Calheiros, 2° distrito de Bom Jesus do Itabapoana.



Da página do Instituto Brasileiro de Florestas:

"Nome Científico: Tibouchina granulosa (Melastomataceae).

Características: A Quaresmeira é uma espécie arbórea com altura de 8-12 m e 30-40 cm de diâmetro, com ronco revestido por casca pouco escamosa. As folhas são opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas, rijas e com indumento escabro nas duas faces. As flores são vistosas e de coloração roxa. Os frutos são cápsulas deiscentes contento muitas e diminutas sementes. Existe uma variedade da espécie com as flores róseas.

Locais de Ocorrência: Distribui-se pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Madeira: Moderadamente pesada, dura e de baixa durabilidade quando expostas às intempéries.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia ou semidecídua característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Floresce, geralmente, duas vezes no ano, entre julho-agosto e dezembro-março, e os frutos amadurecem de junho a agosto e abril-maio.

As espécies de árvores nativas como a QUARESMEIRA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86 anos, de quê?

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,

O mais destacado, entre todos os cartões postais bom-jesuenses

O primeiro mapa

O presente que recebo, de um amigo referencial

A fauna do Itabapoana, na pauta de produções do canal Itabapoana TV

O retrocesso de apagar o legado de Amaral Peixoto, para dar lugar a um conto do vigário