A Pedra Branca de Pirapetinga-BJI, na rota do montanhismo

Foi realizado no domingo, 28/07, o primeiro Desafio da Pedra Branca de Pirapetinga-BJI, como item da programação da festa do 5º distrito de Bom Jesus do Itabapoana, se configurando como marco inicial do desenvolvimento turístico, tendo como grande protagonista a montanha da Pedra Branca, o ponto de altitude mais alto de Bom Jesus e do Vale do Itabapoana.

O pequeno grupo de treze pessoas aceitaram o desafio de percorrer o trajeto de quase 14km na ida e volta, alcançando o topo com seus 1140 metros acima do nível do mar, com a caminhada se iniciando na praça João Catarina em Pirapetinga, com seu primeiro trecho com paisagens bucólicas e pastoris fascinantes, e com a paisagem s transformando a medida que o grupo avançava na altitude até adentrar a reserva florestal.

A riqueza da biodiversidade foi registrada por uma participante, bem como os demais registravam o conjunto de cenários exuberantes, que serviram de combustível para os expedicionários superarem seus limites físicos e alcançarem o objetivo.

O trabalho de estudos e planejamento para exploração turística da montanha da Pedra Branca se iniciou em junho de 2022, com este ativista tendo o apoio irrestrito do administrador distrital de Pirapetinga-BJI, Tarcísio Rodrigues, e demais integrantes da comunidade, no trabalho que consistiu em três subidas na montanha, com o mapeamento de todos os atrativos existentes, e por fim com a produção documentário "A Mãe do Ouro, nos Sonhos com a Giganta", onde entrevistei moradores e ex-moradores do vilarejo em busca de histórias e informações sobre a Montanha Sagrada.

Para chegar ao topo da crista da antena, é preciso passar por quatro ou cinco propriedades particulares, para tanto, se faz necessário organizar o passeio comunicando ao administrador distrital para que este providencie o guia local, que tem autorização prévia para adentrar nas propriedades durante o percurso, para assim evitar conflito entre a atividade turística e o direito privado dos proprietários rurais locais.

Aos interessados em formarem grupos para subir a montanha da Pedra Branca de Pirapetinga, basta entrar em contato com a administração distrital, na pessoa do Tarcísio Rodrigues (22 99934-0452).


Galeria de fotos, registradas pelos participantes do 1º Desafio da Pedra Branca de Pirapetinga-BJI










Comentários

  1. Fui pela primeira vez, fiquei encantado com as paisagens. Amo fazer trilha e vale apenas esse contato com a natureza. Sem contar as trocas de informações e os casos que são contados durante a trilha. Vale apenas e você está esperando o que.

    ResponderExcluir
  2. Fui pela primeira vez e voltarei quantas trilhas tiver. Esse contato com a natureza e admirar as paisagens é muito prazeroso. Sem contar o bate papo e a troca de casos dos moradores do local. Bora fazer essa e outras trilhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Um barril de pólvora, chamado Bom Jesus do Itabapoana

A genética puri, está entre nós!

A Fazenda Monte Verde, que une a história de duas "Bom Jesus"

Nas terras da Fazenda Monte Verde, o primeiro assassinato da história na região