As conchas do Itabapoana

As conchas não são exclusividade do mar, elas também estão presentes nos rios e elas são importantes bioindicadores da qualidade da água, e no rio Itabapoana temos muitos pontos em que elas aparecem em grande quantidade. 

As imagens que ilustram esta nota, são de conchas fotografas na trilha da cachoeira da Fumaça de Calheiros-BJI, no trecho final do percurso, nos dando o atestado da excelente qualidade da água do rio Itabapoana na região Serrana-BJI, pois existem outros pontos com quantidade considerável de conchas nas margens do rio. Segundo o geólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Vladimir de Souza, "os moluscos dentro desses invólucros são inofensivos à saúde e o aparecimento deles indica que a água está em boas condições ambientais."

No painel de fotografias desta publicação, temos quatro imagens das conchas existentes na trilha da Cachoeira da Fumaça de Calheiros, todas com a mesma coloração marrom e branca, já no alto a esquerda do painel temos uma concha de cor preta e branca. Esta concha foi encontrada na rua Santa Tereza, no centro de Bom Jesus do Itabapoana, no meio da areia utilizada para recompor o calçamento de paralelepípedos que foi danificada no temporal de 22 de março. 

Talvez esta concha seja de outro rio em outro município, ou mesmo daqui, mesmo com o INEA não ter concedida nenhuma licença operacional para extração de areia no rio Itabapoana, dentro dos limites de Bom Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86 anos, de quê?

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,

O mais destacado, entre todos os cartões postais bom-jesuenses

O primeiro mapa

O presente que recebo, de um amigo referencial

A fauna do Itabapoana, na pauta de produções do canal Itabapoana TV

O retrocesso de apagar o legado de Amaral Peixoto, para dar lugar a um conto do vigário