As conchas do Itabapoana

As conchas não são exclusividade do mar, elas também estão presentes nos rios e elas são importantes bioindicadores da qualidade da água, e no rio Itabapoana temos muitos pontos em que elas aparecem em grande quantidade. 

As imagens que ilustram esta nota, são de conchas fotografas na trilha da cachoeira da Fumaça de Calheiros-BJI, no trecho final do percurso, nos dando o atestado da excelente qualidade da água do rio Itabapoana na região Serrana-BJI, pois existem outros pontos com quantidade considerável de conchas nas margens do rio. Segundo o geólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Vladimir de Souza, "os moluscos dentro desses invólucros são inofensivos à saúde e o aparecimento deles indica que a água está em boas condições ambientais."

No painel de fotografias desta publicação, temos quatro imagens das conchas existentes na trilha da Cachoeira da Fumaça de Calheiros, todas com a mesma coloração marrom e branca, já no alto a esquerda do painel temos uma concha de cor preta e branca. Esta concha foi encontrada na rua Santa Tereza, no centro de Bom Jesus do Itabapoana, no meio da areia utilizada para recompor o calçamento de paralelepípedos que foi danificada no temporal de 22 de março. 

Talvez esta concha seja de outro rio em outro município, ou mesmo daqui, mesmo com o INEA não ter concedida nenhuma licença operacional para extração de areia no rio Itabapoana, dentro dos limites de Bom Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O retrocesso de apagar o legado de Amaral Peixoto, para dar lugar a um conto do vigário

O presente que recebo, de um amigo referencial

A Inconfidência Mineira, e o primeiro capelão de Bom Jesus do Itabapoana

A banda, que todos esperavam por sua passagem

O primeiro mapa, da rota entre Minas Gerais e o Vale do Itabapoana, no século XIX