Postagens

Mostrando postagens de junho, 2024

A 1100 metros acima do nível do mar

Imagem
No último platô antes da chegada ao topo da Montanha da pedra Branca de Pirapetinga-BJI, temos uma visão formidável, e com múltiplas identificações, conforme detalhado na imagem.

Mar, à vista!

Imagem
Q uantos pontos de altitude em nosso contexto regional, é possível avistar o mar a olho nu? 

Memórias da "Montanha Encantada" de Pirapetinga-BJI - por Olandim Sueth

Imagem
"A subida ao pico da Pedra Branca é uma experiência intensa, maravilhosa e emocionante, marcada por uma mistura de esforço físico extremo, expectativa e a conexão necessária com a natureza. A cada passo naquela trilha íngreme, os músculos das pernas trabalham arduamente e a respiração se torna pesada. A paisagem ao redor muda gradualmente, com a vegetação se tornando mais densa e o ar mais fresco à medida que ganhamos altitude. Quando finalmente alcançamos o cume, uma sensação de conquista toma conta da gente. O vento frio no alto da Pedra Branca é cortante, fazendo a pele arrepiar e as roupas tremularem como as bandeiras no Maracanã antigo em dia de clássico carioca. Ao avistar o distrito de Pirapetinga, partes das cidades de Itaperuna e Bom Jesus, e dos distritos deste, Calheiros e Rosal, além do Arraial Novo, um sentimento de maravilha e pequenez se mistura, ao contemplarmos a vastidão da vista panorâmica. A beleza do horizonte, com as casas pequeninas e a paisagem natural, é u

As conchas do Itabapoana

Imagem
A s conchas não são exclusividade do mar, elas também estão presentes nos rios e elas são importantes bioindicadores da qualidade da água, e no rio Itabapoana temos muitos pontos em que elas aparecem em grande quantidade.  A s imagens que ilustram esta nota, são de conchas fotografas na trilha da cachoeira da Fumaça de Calheiros-BJI, no trecho final do percurso, nos dando o atestado da excelente qualidade da água do rio Itabapoana na região Serrana-BJI, pois existem outros pontos com quantidade considerável de conchas nas margens do rio. Segundo  o geólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Vladimir de Souza, " os moluscos dentro desses invólucros são inofensivos à saúde e o aparecimento deles indica que a água está em boas condições ambientai s." N o painel de fotografias desta publicação, temos quatro imagens das conchas existentes na trilha da Cachoeira da Fumaça de Calheiros, todas com a mesma coloração marrom e branca, já no alto a esquerda do paine

O mais destacado, entre todos os cartões postais bom-jesuenses

Imagem
B om Jesus do Itabapoana tem diversas paisagens que estão no acervo dos "cartões postais", tornando símbolos do desenvolvimento turístico, mas nem todos são destacados, na verdade, a maioria é ignorada. O s cartões postais bom-jesuenses mais conhecidos e divulgados, são o Lago José Neves, a Matriz do Senhor Bom Jesus, a Matriz do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, o Santuário de Aparecidinha, a Capela de São Geraldo na Serra do Cachoeirão, a praça Alzemiro Teixeira em Rosal, e as Cachoeiras da Perpétua e da Fumaça em Calheiros. Não obstante, o mais destacado entre todos os cartões postais jamais foi divulgado, e praticamente é desconhecido pela maioria absoluta da população bom-jesuense, no caso, a montanha da Pedra Branca de Pirapetinga, que é única por ser avistada a distância e de outros municípios, como Bom Jesus do Norte, Apiacá e Itaperuna. A imagem que ilustra esta nota, foi registrada na tarde de 20 de junho de 2024, em frente ao IFF Campus

Memórias, da grande fazenda

Imagem
A Fazenda do Bonito foi uma das maiores forças econômicas da região Serrana-BJI, fundada por volta de 1865 por João Catarina, posteriormente vendida ao farmacêutico prático Fernando Costa. F ernando Costa criava serpentes venenosas em cativeiro na fazenda, extraía o veneno delas e enviava ao Instituto Butantã, que enviava o soro antiofídico para Fernando Costa aplicar nas pessoas que eram picadas pelas serpentes. Depois de sua morte a fazenda foi vendida e as serpentes criadas em cativeiro foram soltas nas matas do entorno da propriedade, com relatos até hoje da grande quantidade de serpentes venenosas na região do entorno da Fazenda do Bonito. A preciosa imagem que foi extraída do Museu da Imagem de Pirapetinga-BJI  e submetida ao processo de restauração e colorização por IA , nela aponta que já em 1910, a Fazenda do Bonito já exercia forte atividade pecuarista, com o curral a frente do casarão tomada por bovinos, e a montanha atrás do casarão convertido em pastagem.

Detalhes da grande fazenda no passado

Imagem
A mítica Fazenda das Areias foi uma das maiores potências econômicas da região Serrana-BJI, no qual hoje só resta algum fragmento do casarão e o terreiro de café, em imagem registrada a partir de janeiro de 1958, que foi o mês e ano do lançamento da Toyota Bandeirante no Brasil, conforme temos no detalhe o primeiro veículo estacionado.

Roberto Silveira - meteórico, popular e visionário

Imagem
Até o presente momento, no ano de 2023, não surgiu nenhum fenômeno popular no estado do Rio de Janeiro como Roberto Teixeira da Silveira, o “Governador Roberto Silveira”. Sua história é impactante desde a sua primeira eleição em 1947, e em seu tempo, no Brasil somente três grandes líderes populares se equiparavam a ele, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Leonel Brizola, e somente um o superava, Getúlio Vargas.

A história da Montanha Sagrada de Pirapetinga, protagonizada por moradores do vilarejo

Imagem
P ersonagens de gerações distintas, contarão histórias e experiências vividas no entorno da Pedra Branca de Pirapetinga, com os mais antigos manifestando seus testemunhos e os jovens prestando reverência ao patrimônio, que é norteadora da identidade cultural dos moradores do quinto distrito.

Bom Jesus do Itabapoana, no TRF 2

Imagem
D r. Alfredo Hilário de Souza, bom-jesuense que é honra e glória de Pirapetinga, nosso encantador 5° distrito, é nomeado pelo presidente da República. Depois de brilhante carreira advocatícia e como membro gestor da OAB seccional do RJ, ele agora ocupa a função de desembargador federal do TRF2, o Tribunal Regional Federal da segunda região, no caso nos estados do RJ e ES.