Provavelmente erguida no início da década de 1920, localizada entre as regiões de Monte Azul e Santa Fé, em Rosal, 3° distrito de Bom Jesus do Itabapoana-RJ.
O dia 15 de agosto deveria ser instituído como o “Dia da Divina Confusão”, quando observamos o desconhecimento histórico em nossa sociedade, e principalmente em nossos governantes, como no caso do prefeito Paulo Sergio e o vereador Pedro Renato, que ignoram solenemente a identidade cultural dos bom-jesuenses e distorcem nossa história, sendo que na verdade eles deveriam preservar nossa história.
"M ulher forte, filha de escravos, veio da África no ventre de sua mãe Honória e nasceu em Guaratinguetá-SP. Minha vó Azenir falava com esmero as histórias dos seus pais e principalmente da sua mãe, que comprou sozinha o pedaço de terra em Calheiros lavando roupa pra fora. Seu pai, José Miranda, ficou espantado com a "audácia " da esposa quando ela lhe disse: “A partir de hoje a gente não se muda mais, comprei nosso pedacinho de terra”. Mulher de fé, as mulheres dessa família são muito fortes mesmo! Ela foi escrava e se mudou de Guaratinguetá para a fazenda do Castelo, vulgo Guaçuí!! Por isso dona Zeni, todo ano tinha que ir a Aparecida do Norte. “Carina essa terra é minha, mamãe nasceu aqui, esse pedaço de chão é meu também.” Obrigada meu Deus pela minha ancestralidade e por minhas raízes! Ai Dona Zeni, só contei um pedacinho de toda história que você contava sempre… E dizia, Tenho orgulho de ser filha de José Miranda e Agripina, a mbos escravos no tempo do cativeiro!...
B om Jesus do Itabapoana tem diversas paisagens que estão no acervo dos "cartões postais", tornando símbolos do desenvolvimento turístico, mas nem todos são destacados, na verdade, a maioria é ignorada. O s cartões postais bom-jesuenses mais conhecidos e divulgados, são o Lago José Neves, a Matriz do Senhor Bom Jesus, a Matriz do Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria, o Santuário de Aparecidinha, a Capela de São Geraldo na Serra do Cachoeirão, a praça Alzemiro Teixeira em Rosal, e as Cachoeiras da Perpétua e da Fumaça em Calheiros. Não obstante, o mais destacado entre todos os cartões postais jamais foi divulgado, e praticamente é desconhecido pela maioria absoluta da população bom-jesuense, no caso, a montanha da Pedra Branca de Pirapetinga, que é única por ser avistada a distância e de outros municípios, como Bom Jesus do Norte, Apiacá e Itaperuna. A imagem que ilustra esta nota, foi registrada na tarde de 20 de junho de 2024, em frente ao IFF Campus...
Sem dúvidas que foi o mais completo, entre todos os desfiles deste fantástico Carnaval-raiz BJI 2023, pois a comunidade dos Unidos do Castelo Branco nos presenteou desde o carro abre-alas com a homengeada dando as boas-vindas ao grande público presente na praça Governador Portela, até a última ala com as baianas.
Para criar roteiros turísticos, é fundamental mapear a região a ser explorada, para tanto, a parceria Rio Life Instituto e canal Itabapoana TV apresentam o primeiro mapa da região Serrana-BJI.
Na tarde de quinta-feira (26/02) tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente um amigo que até então só tínhamos contato virtual, há uns três anos quando começamos a trocar mensagens, mas que sua obra já era explorada por este aspirante a historiador desde o final de 2019, quando conheci seu blog "Raízes Genealógicas (Clique AQUI , e acesse).
Dr. Norberto Boechat é um dos mais relevantes personagens da cultura, não só de sua amada Pirapetinga, como de Bom Jesus do Itabapoana. Notável escritor, romancista e historiador, deixou uma obra fantástica na literatura, na preservação da memória de sua vila com o Museu da Imagem de Pirapetinga, e que nos deixou em 26 de junho de 2024.
O Portal Itabapoana apresenta em primeira mão, o maior e mais abrangente estudo socioambiental já realizado no Vale do Itabapoana, encomendado pela concessionária Essentia Energia, operadora das PCH's Pirapetinga e Pera do Garrafão e elaborado pela empresa Sete Consultoria Ambiental, referente ao segundo semestre de 2024. Trata-se de um estudo atualizado para que tenhamos a noção da diversidade da fauna de Mata Atlântica e de outros biomas que vive entre nós, pois as pesquisas de campo foram realizadas no entorno dos reservatórios das PCH's Pirapetinga, entre Bom Jesus do Itabapoana e São José do Calçado, e a Pedra do Garrafão, entre Campos dos Goytacazes (Santo Eduardo) e Mimoso do Sul. O perfil das espécies identificadas são praticamente o mesmo entre as duas regiões monitoradas, salvo algumas exceções de alguns répteis, anfíbios e saguis que foram encontrados somente na PCH Pirapetinga, e uma espécie de primata somente localizado na PCH Pedra do Garrafão, assim como muitas d...
É lamentavelmente equivocada, a campanha promovida pelo jornal O Norte Fluminense pela instalação de um monumento alusivo a uma história comprovadamente mal contada, e pior, além de tornar um conto do vigário como algo “monumental”, ainda teremos como consequência o retrocesso de se apagar o legado de um personagem indiscutivelmente relevante na história de Bom Jesus do Itabapoana, o Almirante Ernani do Amaral Peixoto.
O Portal Itabapoana, o canal Itabapoana TV e o Rio Life Instituto, estão construindo o primeiro acervo patrimonial da região Serrana bom-jesuense, visando o lançamento de material impresso roteirizando os produtos turísticos a partir de cada distrito, Calheiros, Rosal, Barra do Pirapetinga e Pirapetinga.
Comentários
Postar um comentário