O mistério histórico, guardado no "solar do Minotauro"

A ruína hidráulica da Cachoeira Santa Rosa, teve sua obra iniciada em uma Festa de Agosto, 15/08/1915, e foi concluída em 1919.


Este patrimônio histórico, cultural, turístico e material, tombado por lei, ainda se constitui em um mistério histórico, por não haver nenhuma informação oficial do que realmente se trata esta complexa estrutura de engenharia hidráulica, podendo as respostas estarem arquivadas na prefeitura de Itaperuna, pelo fato de Bom Jesus ser distrito de lá naquele tempo.
As características desta construção sugere que se trata de uma estação de captação, decantação e purificação da água, para abastecer o centro de Bom Jesus do Itabapoana a partir de 1920, época que, coincidência ou não, tivemos o início de uma série de construções de imóveis em ruas próximas ao nível do rio Itabapoana.

Trata-se de um estrutura muito maior e muito mais complexa do que qualquer outra construída nas fazendas de Bom Jesus do Itabapoana, como barragens e banquetas para irrigação das propriedades, levando a tese de se tratar de uma obra pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mais destacado, entre todos os cartões postais bom-jesuenses

#NenhumaPCHaMais! - Samuel Júnior apresenta grave fraude no processo de licenciamento das PCH's Bom Jesus e Saltinho

150 anos, da expedição que retrata Bom Jesus do Itabapoana em 1873

Manoel Basílio Furtado não foi ao Porto, ou ao arraial, de Limeira do Itabapoana

A parceria que gera resultado, para todos

O retrocesso de apagar o legado de Amaral Peixoto, para dar lugar a um conto do vigário