O mistério histórico, guardado no "solar do Minotauro"

A ruína hidráulica da Cachoeira Santa Rosa, teve sua obra iniciada em uma Festa de Agosto, 15/08/1915, e foi concluída em 1919.


Este patrimônio histórico, cultural, turístico e material, tombado por lei, ainda se constitui em um mistério histórico, por não haver nenhuma informação oficial do que realmente se trata esta complexa estrutura de engenharia hidráulica, podendo as respostas estarem arquivadas na prefeitura de Itaperuna, pelo fato de Bom Jesus ser distrito de lá naquele tempo.
As características desta construção sugere que se trata de uma estação de captação, decantação e purificação da água, para abastecer o centro de Bom Jesus do Itabapoana a partir de 1920, época que, coincidência ou não, tivemos o início de uma série de construções de imóveis em ruas próximas ao nível do rio Itabapoana.

Trata-se de um estrutura muito maior e muito mais complexa do que qualquer outra construída nas fazendas de Bom Jesus do Itabapoana, como barragens e banquetas para irrigação das propriedades, levando a tese de se tratar de uma obra pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,