Uma rara araucária em solo bom-jesuense

Esta imponente araucária foi fotografada neste mês de março de 2025, na Serra do Jacob em Carabuçu, sendo o único exemplar da espécie registrada por mim no Vale do Itabapoana.


"Araucária (nome científico: Araucaria angustifolia) é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil, principalmente no estado do Paraná mas também sendo encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-das-missões, apesar de não ser um verdadeiro pinheiro (gênero Pinus) e tampouco pertencer à família dos pinheiros (Pinaceae). É também conhecida por nomes de origem indígena, curi ou curiúva (em guarani) e fág (em caingangue). A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol. 1819.
Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos, desde que os continentes americanos e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro.
Conífera dioica, perenifólia, heliófita, pode atingir alturas de 50 m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela." - fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

86 anos, de quê?

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,

O mais destacado, entre todos os cartões postais bom-jesuenses

O primeiro mapa

O presente que recebo, de um amigo referencial

A fauna do Itabapoana, na pauta de produções do canal Itabapoana TV

O retrocesso de apagar o legado de Amaral Peixoto, para dar lugar a um conto do vigário