O artesanato em Pirapetinga, com a argila da montanha e sua coloração marcante

Na primeira sessão de gravações do documentário sobre a Pedra Branca de Pirapetinga, fui contemplado cm dois presentes preciosos, um livro e uma imagem de Nossa Senhora do Café do Brasil, trabalhada em argila vermelha.



O livro é um clássico do médico e escritor pirapetinquense Norberto Seródio Boechat, o romance "Estradas", que sem dúvidas, será tema de um futuro documentário do canal Itabapoana TV. A imagem de Nossa Senhora do Café será tema do documentário que está em construção sobre a Pedra Branca de Pirapetinga, por se tratar de uma argila com uma coloração vermelha impressionante, e que somente é encontrada em nossa região na montanha sagrada de Pirapetinga.

Esta argila vermelha que tem na base da Pedra Branca é utilizada no artesanato da vila, proporcionando uma coloração forte, mesmo sem o uso de verniz, como na imagem que me foi presenteada e que ilustra esta publicação. Mais detalhes sobre as riquezas da Giganta de Pirapetinga, serão exibidos no documentário, em que as gravações já se iniciaram no dia 30/05, no quinto distrito.

Gratidão, ao querido amigo, e colaborador, Adalto Boechat, pelos preciosos presentes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

A Pedra Branca de Pirapetinga-BJI, na rota do montanhismo

Um barril de pólvora, chamado Bom Jesus do Itabapoana

A genética puri, está entre nós!

A Fazenda Monte Verde, que une a história de duas "Bom Jesus"

Nas terras da Fazenda Monte Verde, o primeiro assassinato da história na região