Gratidão, ao estimado amigo Andrezinho de Oliveira!

Agradecimentos especiais, pelos valiosíssimos presentes que ele me contemplou, dois livros da série "Páginas Memoráveis de Bom Jesus do Itabapoana" a "Antologia" de Octacílio de Aquino, e "Primavera do Poeta, e mais 89 crônicas de Romeu Couto".


A coleção conta com cinco livros, e eu tinha um, "Padre Mello, Prosa e Verso", faltando ainda os livros sobre Athos Fernandes e Antônio Dutra.
Esta série de livros sobre os cinco gênios da literatura bom-jesuense, foi organizada pelo também genial Delton de Mattos, que pesquisou os artigos, poemas, crônicas e abordagens históricas desses personagens, que foram publicados nos jornais de Bom Jesus na primeira metade do século XX.
Infelizmente, esses livros não estão disponíveis a venda, somente para leitura dentro da biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos, sem saber informar neste texto se exitem exemplares dessas obras na biblioteca pública municipal.
Mediante ao indiscutível valor histórico e cultural, o poder público deveria relançar essas preciosidades literárias, e disponibilizar nas escolas, e para distribuição gratuita ao público em geral.
São raros os municípios interioranos como o nosso, que detém um acervo literário tão vasto e rico que narra nossa própria história no passado, e isso deveria ser amplamente disseminado em nossa sociedade, não só esta coleção, mas toda bibliografia bom-jesuense e todos os seus autores e autoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,