Laços familiares, na ocupação do Vale do Itabapoana nos primórdios do século XIX

Resta evidente, que todos os pioneiros que desbravaram a região, já se conheciam antes de chegarem por aqui.


Esta é Maria Vitória de Jesus, esposa de Antônio Dutra Nicácio que foi o primeiro desbravador de Natividade, tendo chegado possivelmente na região onde hoje se localiza os distritos de Bom Jesus do Querendo e Ourânia em 1826, onde ele fundou a Fazenda Monte Verde, além dele ser irmão de José Dutra Nicácio, que foi o desbravador e fundador de São José do Calçado-ES, e irmão de Fernando Antônio Dutra, desbravador de Pirapetinga-BJI. José Dutra Nicácio e Fernando Antônio Dutra eram cunhados do Alferes Francisco da Silva Pinto.
Maria Vitória é irmã de Germano Gonçalves da Silva Xavier e de José Rodrigues Chaves, que chegaram em 1850 e fundaram a Fazenda da Liberdade, e em 1855 fundaram o Arraial de Santo Antônio da Liberdade, atualmente Carabuçu. Maria Vitória, Germano e José, são netos de uma irmã de Tiradentes, Maria Vitória de Jesus Xavier, são sobrinhos-netos do Alferes Joaquim José da Silva Xavier.
O Padre Germano, que também participou da Revolução Liberal de Barbacena em 1842, tem como sobrenome original, "Gonçalves Rodrigues", passando a adotar o "da Silva Xavier" em homenagem ao tio-avô. Ele foi capelão em Santo Antônio da Liberdade entre 1855 a 1859, bem como ele foi também o primeiro capelão do Arraial do Senhor Bom Jesus, entre 1851 e 1859, quando outro desbravador de Carabuçu-BJI, o Tenente Francisco das Chagas de Oliveira França, construiu em 1851 a Capela de Santa Rita, onde hoje se localiza a rodoviária de BJI.

Esta raridade fotográfica, foi extraída do blog de Sebastião Tatagiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,