São 165 anos, da formação do Arraial do Senhor Bom Jesus


A ocupação do solo bom-jesuense, se deu com o Alferes Silva Pinto em 1822, a fundação do povoado em 1850, a constituição do ARRAIAL em 1857, a elevação a condição de Freguesia em 1862, a primeira emancipação em 1890, e a emancipação definitiva em 1938.


Na fundação do POVOADO, em 1850, quando o Alferes Francisco da Silva Pinto edificou o primeiro imóvel de alvenaria, e em 1851 quando o Tenente Francisco das Chagas de Oliveira França construiu a primeira capela, em devoção a Santa Rita, e planejou a instalação do primeiro cemitério. Poderíamos estabelecer como marco inicial da fundação de Bom Jesus, mas neste período o povoado era denominado como Campo Alegre, passando a ser instituído como Arraial do Senhor Bom Jesus em 1857, quando os doze desbravadores custearam a indenização a Francisco José da Silva, filho de Antônio José da Silva Neném.

Portanto, podemos considerar que estamos completando 165 anos da fundação do Arraial do Senhor Bom Jesus, salientando que o "do Itabapoana", foi inserido em 1862, na elevação do arraial a freguesia. 


Nas imagens abaixo, que foram extraídas do blog "Fábrica de Inspirações" - de Antonio Soares Borges, temos primeiro a capela de Santa Rita, localizada onde hoje está situada a rodoviária, no ano de 1875, e abaixo a mesma fotografia com o enquadramento original.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A população escravizada, nas regiões da bacia do Itabapoana e do Vale do Carangola, em 1873

Em "Açoites e Revoltas", uma região selvagem e violenta

Era um período, que até os padres andavam armados

O monumento, deveria homenagear 23 desbravadores

Uma obra formidável, que narra a história de quase todo Noroeste Fluminense

A primeira geração de bom-jesuenses, surgiu de dois casais

Oscarina Gonçalves, em 24 de março de 2022 | Dona Agripina! Minha bisavó,