Postagens

Mostrando postagens de abril, 2025

A Inconfidência Mineira, e o primeiro capelão de Bom Jesus do Itabapoana

Imagem
21 de abril é dia de comemorar o movimento articulado em Minas Gerais pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e a fundação de Bom Jesus do Itabapoana tem relação indireta com o levante mineiro ocorrido em 1792. O primeiro capelão da história de Bom Jesus foi o padre Germano Gonçalves de Carvalho, que chegou aqui entre 1848 e 1850, vindo de São João do Nepomuceno-MG e em seu currículo político a participação na Revolução Liberal de Barbacena em 1842, tendo ainda outro levante político que ele participou em 1848 entre liberais e conservadores em Barbacena, que acarretou em sua vinda para Bom Jesus do Itabapoana. Chegando aqui, Padre Germano mudou seu nome para Germano Gonçalves da Silva Xavier, o "Silva Xavier" se dá por sua inspiração em seu tio-avô, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Padre Germano viveu no arraial do Senhor Bom Jesus, mas foi um dos desbravadores de Carabuçu, tendo ele e seu irmão José Rodrigues Chaves, que em 1855 particip...

Uma rara araucária em solo bom-jesuense

Imagem
Esta imponente araucária foi fotografada neste mês de março de 2025, na Serra do Jacob em Carabuçu, sendo o único exemplar da espécie registrada por mim no Vale do Itabapoana.

O achado histórico, nas ruínas da Fazenda Barra do Sacramento

Imagem
Nas ruínas da Fazenda Barra do Sacramento, erguida entre 1855 e 1860, ainda permanece um tanque de lavar roupas do período escravocrata, que fica ao lado do local onde funcionou a senzala da fazenda.

A paineira-rosa do Sítio Pains, no Sacramento

Imagem
Trecho do texto extraído do site  Apremavi.org

As quaresmeiras de Calheiros

Imagem
Estando no período da Quaresma, o destaque deste sábado (05/04), está na florada das quaresmeiras que ornamentam o canteiro central do jardim da chegada de Calheiros, 2° distrito de Bom Jesus do Itabapoana.

De Carlos Drummond de Andrade para Élcio Xavier

Imagem
"A Élcio Xavier Élcio, obrigado, e que no ano vindouro, teus versos sejam sempre versos de ouro ". Este verso foi escrito como uma poética felicitação de ano novo endereçado ao genial poeta bom-jesuense Élcio Xavier, escrito e enviado por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade, conforme consta no livro "Versos de Circunstância", organizado por Eucanaã Ferraz, que apresentou o hábito do poeta em escrever versos e poesias em cadernetas, que eram presenteadas aos amigos do célebre Carlos Drummond de Andrade. Élcio Xavier, vive!